A Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão - SEPOG, instituída pela Lei Complementar nº 176, de 19 de dezembro de 2014, órgão de Administração Superior pertencente à estrutura organizacional da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), estabelece no presente documento a sua Política de Privacidade em relação às aplicações e às ferramentas digitais que dispõe aos cidadãos, vide suas atribuições de planejar, coordenar, articular, gerenciar e controlar as ações municipais, conforme artigo 34, da legislação supramencionada.
A SEPOG conserva para si a responsabilidade de contribuir para a qualidade da vida urbana, visando à efetividade na prestação dos serviços públicos do Município, além de desempenhar quaisquer outras atribuições que lhe forem delegadas.
Desta forma, atendendo às regras e diretrizes previstas na Lei nº 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os usuários dos serviços públicos digitais acessados pelo Aplicativo SISGIR Gerador, SISGIR Transportador e SISGIR Destino fornecidos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza encontrarão em nossa Política de Privacidade as informações enumeradas a seguir, com o objetivo de facilitar a leitura acerca das informações constantes nos 16 itens que a compõem:
Caso você tenha alguma dúvida, pedimos a gentileza de entrar em contato conosco pelos canais indicados nos itens 12 e 13 deste instrumento.
1. Definições
Considerando que existem diversos termos técnicos acerca do tema aqui abordado, apresentamos um breve glossário a fim de facilitar o seu entendimento sobre o direito de privacidade e a proteção de dados pessoais, os quais deverão ser compreendidos de maneira clara.
2. Dados Coletados e Finalidade
Os dados coletados serão apenas os essenciais para atender às políticas públicas e autenticar, de modo seguro, o acesso aos serviços públicos da Prefeitura Municipal de Fortaleza, amparado nas bases legais da LGPD, previstas no Art. 7º da Lei nº 13.709, de 2018, com redação alterada pela Lei nº 13.853, de 2019, especificando-se os detalhes em cada um dos Termos de Uso por aplicações e/ou programas disponibilizados.
Assim, de mesma forma, caso seja utilizado Cookies, o usuário será informado sobre quais dados são coletados e armazenados e para qual funcionalidade, e de idêntica forma, informado também acerca de quais medidas de segurança são implementadas em seu uso (transferência de informações somente pelo protocolo HTTP, uso de criptografia obrigatório etc.).
Os aplicativos coletam dados de quantidade de resíduos coletado, acondicionamento, tipo de resíduo coletado. Imagem de ocorrências de coletas, justificativas de cancelamento de MTR/CTR. Nenhum dado sensível é utilizado no APP.
Os dados coletados pelo aplicativo são compartilhados via API com o sistema WEB da prefeitura de Fortaleza seguindo a mesma politica de privacidade.
3. Tratamento de Dados Pessoais
A Prefeitura Municipal de Fortaleza se compromete a executar as normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tratando os dados de forma exclusivamente necessária à medida da aplicação e/ou programa a ser especificado no Termo de Uso disponibilizado, seja coletando, retendo, armazenando, processando, usando, compartilhando e/ou eliminando os dados, embasado nos arts. 7º e 11, da LGPD, com a finalidade, notadamente, no que diz respeito à execução de políticas públicas; assim como se incumbe a respeitar os princípios dispostos no Art. 6º, da referida Lei 13.709, de 14 de agosto de 2018, no que tange ao tratamento dos dados pessoais:
4. Temporalidade do Armazenamento de dados
Por força legal, os dados pessoais serão mantidos pelo Poder Público durante o período necessário ao cumprimento das obrigações legais, para a prestação dos serviços e para que as finalidades elencadas na presente Política de Privacidade sejam atingidas, considerando os direitos dos titulares dos dados e dos controladores, de acordo com o prazo prescricional estabelecido na Lei de Acesso à Informação, especialmente em âmbito municipal, regulamentada pelo Decreto 13.305 de 21 de fevereiro de 2014.
Findado o período de armazenamento dos dados pessoais, estes serão excluídos de nossas bases de dados ou anonimizados, ressalvadas as hipóteses legalmente previstas no artigo 16, da LGPD. Veja:
Isto é, informações pessoais sobre você que sejam imprescindíveis para o cumprimento de determinações legais, judiciais e administrativas e/ou para o exercício do direito de defesa em processos judiciais e administrativos serão mantidas.
O armazenamento de dados coletados pela Prefeitura Municipal de Fortaleza reflete o nosso compromisso com a segurança e privacidade dos seus dados. Empregamos medidas e soluções técnicas de proteção aptas a garantir a confidencialidade, integridade e inviolabilidade destes. Além disso, também contamos com medidas de segurança apropriadas aos riscos e com controle de acesso às informações armazenadas.
5. Compartilhamento de Dados
Com o objetivo de cumprir obrigações legais e regulamentares, bem como a disponibilização dos serviços e integrações de sistemas no portal, poderemos operar em conjunto com outros órgãos da Prefeitura Municipal de Fortaleza em diversas atividades administrativas e análise de dados, os quais serão particularizados em instrumento posterior, vide seus respectivos Termos de Uso, dada as devidas aplicações e/ou programas, diante da abrangência de atividades da SEPOG.
Durante este processo adotaremos as melhores práticas de governança e segurança da informação para proteger a sua privacidade. Com isso, a prefeitura poderá compartilhar os dados pessoais, em algumas hipóteses: fornecer dados ou informações relativas aos usuários da plataforma de autenticação a outros serviços públicos digitais cuja finalidade seja a efetiva prestação de serviço público pelo compartilhamento de dados; para cumprimento de; e para a proteção dos direitos da Prefeitura Municipal de Fortaleza em conflitode teor judicial, pelo exercício regular de direito.
6. Transferência Internacional de Dados Pessoais
A Prefeitura Municipal de Fortaleza não realiza transferência de dados internacionais. Nosso datacenter é hospedado no Brasil, onde é feito o gerenciamento e hospedagem de bancos de dados do referido órgão Público, emails e sistemas corporativos.
7. Segurança dos Dados Pessoais Tratados
São aplicadas ferramentas de segurança da informação, levando em consideração a natureza dos dados pessoais coletados, o contexto e a finalidade do tratamento, e os riscos que eventuais violações gerariam para os direitos e liberdades do titular dos dados coletados e tratados.
Dentre as medidas que adotamos, mencionamos que:
8. Direitos dos Usuários
A legislação brasileira confere bases legais que autorizam o tratamento de dados pessoais, assim como assegura direitos aos titulares destes dados, com o fito de que a qualquer tempo e sem nenhum custo possam obter do controlador de dados o que segue abaixo, por exemplo, segundo os artigos 18 a 22 da Lei Geral de Proteção de Dados:
9. Utilização de Dados de Crianças e Adolescentes
Poderão ser tratados dados pessoais de crianças com a ciência dos Pais ou Responsáveis, conforme as bases legais da LGPD, previstas na atualização da redação do artigo 7º, dada pela Lei 13.853, de 08 de julho de 2019, visando o atendimento de políticas públicas, quando a coleta for necessária para contatar os pais ou o responsável legal, utilizados uma única vez e sem armazenamento, ou para sua proteção, e em nenhum caso poderão ser repassados a terceiro desde que respeitados os mesmos critérios de segurança. Caso tal hipótese ocorra, em uma situação extremamente excepcional, são tomadas todas as providências para observar os ditames da LGPD.
As informações sobre o tratamento de dados deverão ser fornecidas de maneira simples, clara e acessível, consideradas as características físico-motoras, perceptivas, sensoriais, intelectuais e mentais do usuário, com uso de recursos audiovisuais quando adequado, de forma a proporcionar a informação necessária aos pais ou ao responsável legal e adequada ao entendimento da criança.
10.Responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, no papel de custodiante das informações pessoais, deverá cumprir todas as legislações inerentes ao uso correto dos dados pessoais do cidadão de forma a preservar a privacidade dos dados, assim como garantir a aplicabilidade de todos os direitos legais dos titulares de dados, visto dispor da responsabilidade de implementar controles de segurança para proteção destes.
O zelo pela revisão e atualização desta Política será regular, conseguinte a devida publicação e informação ao usuário acerca das futuras alterações a esta Política de Privacidade, por intermédio do sítio eletrônico SEPOG, conforme o princípio constitucional da publicidade, estabelecido no artigo 37, caput, da Constituição Federal de 1988, norteador das atribuições da Administração Pública
Na hipótese de a Autoridade Nacional de Proteção de Dados exigir a adoção de providências em relação ao tratamento de dados realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, comprometemo-nos a segui-las.
Equitativamente, caso haja violação de segurança que provoque risco ou dano relevante em relação aos direitos e liberdades pessoais de qualquer um dos usuários, a Prefeitura Municipal de Fortaleza se compromete a comunicar ao usuário, em prazo adequado, para que tenha ciência da situação, assim como informar os demais afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados sobre o ocorrido, em consonância com as disposições da LGPD.
11. Proibições
A Prefeitura de Fortaleza, mediante a plataforma de autenticação, em nenhuma hipótese, realizará as seguintes ações:
12. Responsáveis pelo Tratamento e pela Proteção de Dados
Nos termos do artigo 5º, inciso VI, da Lei Geral de Proteção de Dados, tem-se a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão - SEPOG, inscrita no CNPJ sob o nº CNPJ: 07.965.205/0004-01, com endereço à Avenida Desembargador Moreira, 2875, Dionísio Torres, Fortaleza/CE, CEP: 60.170-002, como agente controlador do tratamento de dados pessoais dos usuários.
Ainda, vide o inciso VIII, do artigo supracitado, tem-se o encarregado de proteção de dados dos serviços digitais disponíveis, responsável por atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, o qual poderá ser acionado pelo email encarregado.lgpd@sepog.fortaleza.ce.gov.br ou telefone (85) 3452-3430.
13. Comunicação
Os casos omissos poderão ser tratados em uma instância administrativa por meio da Ouvidoria da Prefeitura de Fortaleza, mediante o link https://ouvidoria.cgm.fortaleza.ce.gov.br ou telefone (85) 3452-3430.
O contato de privacidade, ou envio de consultas, para sanar quaisquer dúvidas sobre a Política de Privacidade deverá ser feito diretamente ao email: encarregado.lgpd@sepog.fortaleza.ce.gov.br.
14. Foro
Quaisquer disputas ou controvérsias oriundas de quaisquer atos praticados no âmbito da utilização dos sítios eletrônicos e/ou aplicativos pelos usuários, inclusive com relação ao descumprimento desta Política de Privacidade ou pela violação dos direitos da Prefeitura Municipal de Fortaleza, de outros usuários e/ou de terceiros, assim como direitos de propriedade intelectual, de sigilo e de personalidade, serão processadas na Comarca de Fortaleza/CE
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, todos os titulares de dados têm direito a apresentar reclamação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados, com base no artigo 18, §1º, da Lei Geral de Proteção de Dados 13.709, de 14 de agosto de 2018.
15. Alterações e Atualização desta Política
A atual versão inicial desta Política de Privacidade foi formulada e atualizada pela última vez em: 07/11/2022.
Esta Política tem validade indeterminada, podendo ser alterada em seus termos, a qualquer tempo, principalmente em função da adequação a eventuais alterações feitas em nossos serviços digitais ou em âmbito legislativo.
16. Política de Retenção e Exclusão de Dados
Objetivo: Esta política estabelece diretrizes para a retenção e exclusão de dados pessoais e sensíveis coletados pelos Aplicativos Aplicativo SISGIR Gerador, SISGIR Transportador e SISGIR Destino para garantir a conformidade com as leis de proteção de dados e a privacidade dos usuários.
Retenção de Dados
Os dados pessoais e sensíveis serão retidos pelo tempo necessário para cumprir as finalidades para as quais foram coletados, incluindo:
Finalidades Legais: Retemos dados conforme exigido por obrigações legais ou regulatórias.
Finalidades Contratuais: Manteremos dados enquanto houver uma relação contratual com o usuário.
Finalidades de Negócio: Dados poderão ser retidos para análise interna, melhoria dos serviços e atendimento ao cliente.
Prazos de Retenção
Os prazos de retenção podem variar de acordo com a categoria de dados:
Dados de Identificação Pessoal (DIP): Retidos por até 5 anos após o término da relação com o usuário.
Dados de Saúde não são coletados
Dados de Uso e Análise: Retidos por até 2 anos, a menos que a análise contínua seja necessária.
Exclusão de Dados
Os dados pessoais e sensíveis serão excluídos de forma segura e permanente quando:
A Solicitação do Usuário: O usuário pode solicitar a exclusão de seus dados a qualquer momento, através de encarregado.lgpd@sepog.fortaleza.ce.gov.br.
Finalidade Completada: Quando os dados não forem mais necessários para os fins para os quais foram coletados.
Prazo de Retenção Expirado: Ao fim dos prazos de retenção estabelecidos.